Reiki

OS 7 CHACRAS



VERMELHO – CHACRA DA RAIZ (Muladhara)
O vermelho representa o fogo, a saúde, a valentia, as paixões, a sexualidade… é a cor necessária para o movimento e a actividade vital.
É energizador e excita as mucosas e relaxa os músculos.

LARANJA – CHACRA SEXUAL (Swadhisthana)
O laranja está relacionado com a expressão física do Sol.
É a cor da prosperidade, da alegria, da coragem, da sabedoria, da criatividade, da sexualidade selectiva, da luxúria, etc.
É uma cor tónica, energizadora. É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tiróide, das hormonas. Age sobre o baço, o pâncreas, fígado, vesícula, rins(cálculos) e alergias.

AMARELO – CHACRA DO PLEXO SOLAR (Manipura)
 O amarelo simboliza a luz do Sol, a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a percepção, o verbo, o ouro, a riqueza, o medo, a cobardia, etc.
Estimula os nervos motores, a digestão, o fluxo da bílis e do pâncreas, gera energia.
Purifica o estômago, os intestinos, a corrente sanguínea e o fígado.

VERDE – CHACRA DO CORAÇÃO (Anahata)
 O verde representa o começo da vida na terra. É a cor da vegetação, da abundância, da fartura, da fertilidade, da esperança, da clorofila, da juventude, das águas, da germinação, da emoção, etc.
Combate as infecções, inflamações e intoxicações. É dilatora, bactericida, anti-séptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, crescimento e a hipófise.

 AZUL – CHACRA DA GARGANTA (Vishudha)
 O azul é a cor do céu, da paz, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade do poder no plano mental.
O azul tem uma acção anti-inflamatória, anti-séptica, antipirética, analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida.
Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo  cardíaco .

INDIGO – CHACRA DA TERCEIRA VISÃO (AJNA)
 É A Cor da devoção, da fé, da percepção. É a cor da corrente psíquica dos corpos subtis, a cor do entendimento do outro, Afecta a visão, a audição, o olfacto nos planos físico, emocional, mental e espiritual.
Cor fria eléctrica, adstringente, e analgésica. Estimulante da para tiróide e depressora da tiróide,  aumenta a defesa imunológica. Purificadora da corrente sanguínea, desintegradora, tónica muscular e depressora respiratória.

VIOLETA – CHACRA DA COROA (Sahasrara)
Cor da transmutação, da sobriedade, da fé, da passagem de um estado a outro, cor da alquimia, da meditação, da inspiração, da elevação da consciência.
Alta criatividade, capaz de eliminar o ódio, os ciúmes, a angústia, a depressão e os medos.
O violeta é cicatrizante, estimulante do baço e da leucócitos . Depressor cardíaco, alimenta o sangue e a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação .  É desinfectante e purificador




MIKAO USUIU




Em meados do século XIX, Mikao Usui, um pastor cristão Japonês que exercia o cargo de director da Universidade Doshisha, em Kyoto – Japão, procurou a origem do método de cura de Jesus Cristo e Buda, encontrando-a entre os antigos vestígios da cultura primeira de Shiva, nos ensinamentos Esotéricos da Índia.

Começou então a história do Reiki, hoje em dia considerado Tradicional. Tudo começou quando os alunos de Usui lhe pediram que lhes mostrasse o método de cura utilizado por Jesus. Usui, perante a sua impotência de demonstrar o pretendido e por uma questão de honra, começou então uma busca que durou cerca de dez anos, para encontrar e aprender o método utilizado por Jesus. Quando autoridades cristãs do Japão lhe disseram que essa cura não devia ser assunto de discussão e muito menos conhecida, Usui começou então a sua busca no Budismo.

Há semelhanças surpreendentes entre a vida de Buda na Índia (Sidarta Gautama, 624-543 A.C.) e a vida do Jesus Cristo histórico. Monges budistas disseram a Usui que o antigo método de cura espiritual fora já perdido e que a única forma de se aproximar dele, seria por intermédio dos ensinamentos budistas, o Caminho da Iluminação.

Os ensinamentos budistas,  têm como princípios: a compaixão por todos os seres vivos, a não-agressão às pessoas e animais, o amor sem apego e a ajuda aos outros. No Budismo, a cura não significa apenas a cura do corpo, pois a mente e as emoções devem ser também curadas, e a cura, em primeiro lugar, deve ocorrer a nível espiritual .

REIKI

Apesar de ser uma técnica tibetana e de ter começado a ser usada pelos budistas, o REIKI não é uma religião

É, no limite, uma filosofia de vida. Mas é sobretudo uma arte.

Cinco Princípios Espirituais

  • Hoje, sê grato pelas múltiplas bênçãos que recebes;

  • Hoje, não te zangues nem critiques;

  • Hoje, não te preocupes;

  • Hoje, faz honestamente o teu trabalho;

  • Hoje, respeita o teu semelhante e tudo o que vive

DEFINIÇÃO:

Reiki é um método de cura natural que funciona através da imposição de mãos. É uma técnica de activação e aplicação de Energia Vital Universal, que proporciona por si só um equilíbrio energético completo.

O simples acto de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal para transmitir bem-estar, tranquilidade ou aliviar uma dor é tão antigo quanto o homem. Quando se sente uma dor, a primeira coisa que as pessoas intuitivamente fazem, é colocar as mãos sobre a região afectada. Quando uma criança cai e aleija, por exemplo um joelho, sente-se melhor se a sua mãe lhe toca para que a sua dor seja aliviada.

O corpo de um homem ou de um animal irradia calor e energia, sendo essa energia a Energia de Vida e tem tantas designações como as civilizações que já existiram; por exemplo, os Índios Americanos Iroqueses chamam-lhe Orenda, os Hunas da polinésia chamam-lhe Mana, na Índia chama-lhe Prana, Barraca nos Países Islâmicos, Ruach em Hebraico e Chi na China. No Japão, a energia é denominada Ki e é dessa palavra que o nome Rei ki deriva. Rei designa a Energia Vital Universal e complementa o nome Reiki – podemos assim, definir o Reiki como:

Um método de canalização da Energia Vital Universal (REI) para harmonização da Energia Vital Individual (KI)

Assim, a KI é um tipo de energia que o corpo produz, estando o nosso estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez desta energia, quando a KI deixa o organismo, a vida cessa. Ki é também a energia produzida pelos animais, pelas plantas e por tudo o que tem vida. É a energia essencial da vida na Terra, dos planetas e das estrelas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita
Volte sempre